HOME > ESCRITÓRIO > ATUAÇÃO > CAPITAL HUMANO > CONTEÚDO JURÍDICO > PUBLICAÇÕES
ALIMENTOS: ASPECTOS MATERIAIS
Obra organizada pelos brilhantes profissionais Rui Portanova, Rafael Calmon e Gustavo D'Alessandro, como o terceiro volume do Projeto "Direito de Família conforme interpretação do STJ".
Visando enriquecer os debates acadêmicos e doutrinários, o livro contém artigos de profissionais de diferentes partes do Brasil, com um nobre compromisso adicional de fomentar a participação feminina na literatura jurídica nacional.
Sem dúvidas, o convite para participar desta obra é motivo de muito orgulho, especialmente quando ao lado de grandes nomes do Direito. O lançamento, realizado no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça, confere a dimensão do evento, cuja mesa foi presidida pelo Exmo. Ministro do STJ, Dr. Raul Araújo.
O tema desenvolvido por Julia Kerr nesta obra - "Confusão patrimonial entre companheiros e seus impactos no dever alimentar" - tem por objetivo provocar os demais profissionais e as altas Cortes de Justiça do país no sentido de melhor compreender e reconhecer dinâmicas fraudulentas e reprováveis que prejudicam a correta mensuração do direiro alimentar ou, ainda, a execução de seus créditos, refletindo ainda sobre a aplicação do Princípio da Solidariedade nos modernos formatos de família.
VIOLÊNCIA: COMPÊNDIO TEÓRICO-PRÁTICO SOBRE VÍTIMAS E AGRESSORES
Em necessária contribuição de múltiplas àreas do conhecimento, a presente obra tem por objetivo abordar as diversas formas de violência existentes, envolvendo aspectos sociais, de gênero, de saúde mental e até seus reflexos legais.
Por esta razão, esta produção contou com a participação de psicólogos, psiquiatras, advogados, promotores, juízes e pesquisadores sobre violência.
O capítulo aqui desenvolvido por Julia Kerr se chama "Violência patrimonial: uma forma de abuso", cujo objetivo foi ampliar a compreensão sobre o que seria esse tipo de violência ainda pouco falado, mas que gera sérias repercussões na vida de suas vítimas.
Fugindo da abordagem exclusivamente sob o ponto de vista da vítima, há capítulos construídos sob o enfoque do agressor, que tornam este livro ainda mais rico.
As importantes reflexões contempladas neste Compêndio, idealizado e brilhantemente organizado por Cristiane Flôres Bortoncello, muito auxiliarão os estudos dos profissionais interessados em melhor compreender o fenômeno da violência em suas mais variadas nuances.
PERSPECTIVA DE FUTURO DA ADVOCACIA FAMILIARISTA E SUCESSÓRIA
O volume II desta obra vem trazer discussões inovadoras e incômodas que afetam diariamente quem milita no Direito das Famílias e Sucessões no Brasil.
O compartilhamento dos desafios enfrentados e das expectativas sobre o que virá gera um alívio comum entre autoras e leitores.
O livro traz artigos com a coragem de criticar o sistema, de enfrentar espinhosos temas contemporâneos, de abordar temas ainda inéditos no direito, entre tantos outros.
Pela parceria de Julia Kerr e Nattasha Ermel, o artigo "Alienação parental e a síndrome de Munchausen por procuração: uma análise jurídica e multidisciplinar" joga luz a uma forma de violência ainda pouco conhecida, mas que tem vitimado inúmeras crianças ao redor do mundo. Em nome da ampla proteção que as crianças e adolescentes merecem, as autoras buscaram na literatura médica e psicológica os fundamentos para esclarecer a síndrome mencionada, a fim de auxiliar colegas advogados, juízes, promotores e assistentes técnicos na identificação de casos semelhantes.
SELEÇÃO DE ARTIGOS JURÍDICOS DA ABA/RJ
O volume IV da Seleção de Artigos Jurídicos organizado pela Diretoria Municipal da Associação Brasileira de Advogados no Rio de Janeiro trouxe temas das mais variadas áreas do Direito.
Julia Kerr e Nattasha Ermel abordaram a "Violência Processual contra a Mulher", por se tratar de uma forma de violência sem tipificação própria, mas que afeta inúmeras mulheres que percorrem o Poder Judiciário em busca de tutela dos seus direitos.
Seja no âmbito do Direito das Famílias, na Violência Doméstica e Familiar ou em Crimes Sexuais, a realidade dos processos mostra que esses espaços se tornam novos palcos de abusos e violências, agora travestidos da imunidade profissional do advogado ou do livre direito de ação das partes, como forma de legitimar a lamentável prática que busca bombardear a mulher com inúmeros processos, recursos protelatórios e tentativas de desqualificação que causam sofrimento emocional, abalo moral, além de prejuízos financeiros - uma realidade que precisa ser cada vez mais combatida por todos os integrantes do Sistema de Justiça.
SELEÇÃO DE ARTIGOS JURÍDICOS ABA/RJ
O primeiro volume desta obra reuniu artigos jurídicos escritos por advogados de diversas comissões temáticas da Associação Brasileira de Advogados, atuantes na cidade do Rio de Janeiro.
Compondo o time da Comissão da Mulher, cujo dedicado trabalho tem sido reconhecido por todos, Nattasha Ermel e Julia Kerr contribuíram com o artigo sobre "as diversas formas de violência contra a mulher", ao lado das demais advogadas parceiras de comissão, cujo objetivo foi de explicar melhor as formas de violência descritas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).
CITAÇÃO EM OUTRAS OBRAS
Motivo de indiscutível orgulho, o artigo de Julia Kerr e Nattasha Feighelstein sobre Violência Processual foi citado pelo Professor e Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, Dr. Rafael Calmon, em recente edição de sua destacada obra "Manual de Direito Processual das Famílias".
O mesmo artigo também foi citado como referência no livro "Ensaios sobre Direito Processual das Famílias - Estudos em homenagem ao Professor Cristiano Chaves de Farias", indicando que a produção textual em comento tem contribuído, em alguma medida, para o desenvolvimento das mais modernas discussões relativas ao Direito das Famílias.